5 hábitos para grana nunca mais ser problema
Habilidade + Demanda = Dinheiro no Bolso (Sem Enrolação)
01 – aprenda habilidades com alta demanda. Estamos numa era da Internet, de negócios na Internet, e o mercado está cheio de oportunidade para quem tem habilidades super demandadas no mercado hoje em dia. Se você tá aí, ou pensando na sua vida financeira, querendo dar a volta por cima, ter dinheiro, ganhar cada vez mais dinheiro, então, foque nas suas habilidades.
Existe muito, muito conteúdo, muita filosofia por aí sobre propósito de vida e tudo mais. O que eu penso sobre isso? É lindo se a gente já se identifica com m alguma coisa e sabe lá do fundo da nossa alma quais são as nossas habilidades, o que a gente gosta, para que a gente nasceu. Sabe quantas pessoas no mundo sabem exatamente isso tudo? Pouquíssimas pessoas.
Não temos que ficar esperando esse propósito. O que eu vejo que tá acontecendo, é que por causa da busca desse propósito, muita gente tá perdendo muito tempo, desfocando e perdendo a oportunidade de fazer o nosso dinheiro, porque afinal, tendo propósito ou não, precisamos pagar as contas , é melhor termos dinheiro e não ter o nosso propósito do que ficar em busca dele aí e nunca achar nada.
Por mais que queiramos buscar, não é assim tão simples. Mas se você decidir trabalhar bem, focar em áreas que estão em alta demanda, de repente no meio do caminho sua proposta aparece ou não, mas você vai estar fazendo grana, vai estar conseguindo se desenvolver em alguma área e vai estar fazendo o que precisa fazer numa vida de adulto.
E quais são as áreas de alta demanda? Criação de conteúdo, redação, criação de funis de venda, publicidade, marketing de mídia social, programação, investimento, gestão financeira, marketing de SEO, branding, produção de vídeo ou edição de vídeo, liderança.
Essas áreas aqui estão em alta demanda. Se você tiver a desenvoltura, tanto para aprender essas habilidades quanto para vendê-las no mercado, você certamente vai encontrar um espaço, vai se destacar e vai ganhar dinheiro.
E sabe o que é legal? Essas habilidades você pode estudar nas suas horas vagas, pode pegar livros, pode pegar vídeos na Internet, comprar alguns cursos de forma bem acessível e desenvolver uma grande carreira, uma habilidade de alta demanda e ganhar muito dinheiro. Com muito dinheiro, o que a gente faz? Resolvemos 90% dos nossos problemas financeiros.
Quer construir riqueza de verdade? Comece se pagando!
02 – Pague-se em primeiro lugar. Você já deve ter ouvido isso para caramba, se você estuda finanças, se você busca conhecimento sobre isso, com certeza você já ouviu isso em algum lugar, mas eu te pergunto: você tá fazendo isso de verdade? Tá colocando na prática? Não adianta ficar olhando conteúdo na Internet, pesquisando, entendendo o que você precisa fazer e não fazer.
Se pagar em primeiro lugar, significa você garantir que parte de tudo que entra na sua vida, no seu bolso, na sua conta bancária, vai garantir uma parte no seu futuro, no seu patrimônio, na construção do seu império. Pagamos todo mundo primeiro, e resolvemos gastar todo o nosso dinheiro com todas as outras coisas que estamos querendo.
Mas o que acontece se você se pagar em primeiro plano? Você lida com o que ficou. Você não fica deixando para depois e tipo, o que sobrar, e se sobrar, às vezes sobra pouco. Se você se paga primeiro, você garante uma parcela que talvez você se perdesse .
Então é um dinheiro que você vai fazendo consistentemente, você vai ver resultado no final e você constrói o seu império a partir daí. Este livro aqui, “O homem mais rico da Babilônia” vou deixar o link aqui https://amzn.to/3F3nTnV, ele é finíssimo, leitura rápida. Você consegue ler em um ou dois dias, se você estiver bem determinado mesmo.
Ele fala muito sobre isso, mostra várias situações e vai te ajudar bastante se você ainda não tá se pagando em primeiro lugar. Dá um jeito de ler esse livro e depois me conta se não fez todo sentido. Você precisa começar a se pagar primeiro, vai mudar a sua vida.
Pare de procrastinar e FAÇA: seus sonhos não se realizam sozinhos!
03 – Faça o que precisa ser feito. Aprendemos a deixar para depois, ficamos com preguiça, falamos coisas do tipo, “depois eu faço.” Aí acaba o ano, a gente chega lá no final do ano frustrados. E depois fala, “nossa, esse ano passou rápido, não deu para fazer.” Sinceramente, se você levasse mais a sério os seus sonhos, as suas vontades, os seus desejos, você não ia arranjar mais tempo para fazer as coisas?
Ou melhor, você iria parar de perder tempo com o feed do celular rolando uns 30 minutos e iria organizar melhor o seu tempo? Quanto mais produtivo você for, mais você consegue fazer e quanto mais você consegue fazer, mais dinheiro você ganha. Ganha dinheiro quem faz as coisas de forma consistente. É preciso você levar a sério o que você tá buscando, os seus sonhos, os seus objetivos.
Não é porque você não conseguiu ou que não teve tempo que não era para você, é porque não foi prioridade. Preferimos muitas vezes descansar, ficar de “boinha”, não se stressar e deixa passar grandes oportunidades de construir algo sólido e fazer o que precisa ser feito.
O que precisa ser feito, mais? Bom, fica bem fácil se pagar em primeiro lugar. Guardar o seu dinheiro, investir a sua grana, estudar, se tornar especialista, melhorar a sua qualificação profissional. Quantas horas por dia você estuda? Quantos livros você lê? E não é por falta de tempo. Se você não está fazendo nada disso, certamente você não está fazendo bom uso do seu tempo.
Para onde tá indo o seu tempo? “Ah, mas eu tô ficando com a minha família e tal, tô curtindo.” Óbvio, isso é muito importante. Mas o que adianta você ter só tempo para sua família e deixar de lado o seu crescimento pessoal e profissional? Que pessoa vai ser você nessa família se você não estiver realizado, se você não estiver se colocando em primeiro lugar, correndo atrás dos seus objetivos, principalmente de ganhar mais dinheiro, proporcionar qualidade, segurança, proteção para a sua família?
Então assim, é muita ilusão acharmos que temos uma vida equilibrada, que é possível viver uma vida equilibrada. Depende de que tipo de pessoa você é. Se você aí tem sonhos grandes, se você é obcecada ou obcecado pelas coisas que você quer, certamente vai pesar mais de um lado ou outro, correto?
Eu tenho um bebezinho, gente, tem 3 meses. A prioridade da minha vida foi ficar com ele nesses primeiros meses. Então muito do meu trabalho foi deixado de lado, porque eu queria, eu precisava. Agora, minha vida também vai ficar um pouco mais, vou administrar um pouquinho melhor o meu tempo, porque agora eu tenho um filho, eu preciso estar lá para ele.
Pois bem, eu vou deixar de lado todos os meus outros sonhos, todos os meus objetivos? Não, eu preciso ser um ótimo pai para ele, eu tenho que continuar fazendo as coisas que me fazem bem, de forma adaptada. Vida equilibrada não tem como.
Eu vou querer trabalhar, eu tenho meu casamento, eu tenho meu filho, vou administrar todas essas coisas, conciliar com as outras áreas. Vai ter áreas que eu não vou dar tanta atenção e a gente vai mantendo e tentando equilibrar os pratinhos. Mas o que é prioridade para você? Não adianta você ficar reclamando de uma vida que não te faz feliz, de uma vida que você passa o ano, vem o ano e eu tô sempre na pindaíba, eu tô sempre com a minha mesma casa caindo aos pedaços, num trabalho que eu não gosto, num relacionamento que não tá legal, tem um monte de coisa que eu quero realizar e aí começa a terceirizar a responsabilidade.
Queria ter filho, mas não dá porque minha mulher, Jesus, o que fazer? Queria ter tal carreira, mas não dá porque minha irmã, meu tio, meu pai. Gente, a sua vida é sua responsabilidade, faça o que precisa ser feito. Separei aqui uns tópicos para você começar a fazer o que precisa fazer e para ver se te ajuda, tá?
- Planeje os seus dias e semanas em detalhes. O que que eu vou fazer? Que horas eu vou fazer? Rotina, é fundamental para alcançarmos nossos resultados. Você pode até ter aversão a rotina. Mas para de fato você conquistar as coisas na sua vida, tem que ter um mínimo de rotina. Mesmo que você goste de uma vida mais variada, a base tem que ter uma rotina, porque é aí que você vai construir as coisas. Com rotina, fazendo repetidas vezes, consistentemente, é aí que vem os resultados.
- Identifique três prioridades diárias, todos os dias. Quais são as suas prioridades? O que tem que acontecer naquele dia para que você saia satisfeito e diga assim, “fiz o que eu precisava fazer.” Se o todo o resto não der para fazer, aquilo era prioridade e se eu fizer já tá valendo muito.
- Trabalhe todos os dias com os seus objetivos de longo prazo na sua cabeça. Por que você tá acordando todos os dias? Por que você tá fazendo o que tá fazendo? Por que você tá buscando, estudando, se aperfeiçoando o que você quer, onde você quer chegar? Tenha isso daí muito claro. Comece o dia com uma rotina matinal é fortalecedor para aumentar o foco e a motivação.
- É a sua rotina matinal focada em alguns minutos antes de você começar a fazer as suas obrigações, separar um tempo para você se concentrar, estudar, começar a primeira faísca do seu dia com o que é importante para você, para você se motivar, para você ter foco. Seja um café da manhã reforçado, um exercício físico, uma leitura, as coisas que são importantes no horário que faz sentido dentro da sua rotina, no horário que funciona melhor para você.
- E pratique pelo menos 2 horas de trabalho profundo todos os dias, apenas 2 horas. Temos uma dificuldade tremenda hoje em dia de focar, de conseguir começar algum trabalho ali e se mergulhar, começar e continuar com ele. Você vai construir um monte de coisa legal se em 2 horas por dia você estiver focado, vai ser incrível. Faz o teste aí e depois me conta.
Reflexão rápida, impacto gigante
04 – Pratique a sua versão de minimalismo. Eu gosto dessa filosofia. Mas minimalismo ficou muito popularizado, muito comercial e eu acabei não me identificando mais. Mas no fundo, a essência do que eu acredito tá muito ligado a isso.
Essencialismo, minimalismo, que é focar naquilo que é importante para você e abrir mão de todo o excesso, o que não faz falta. Por que falamos sobre isso hoje em dia? Porque a sociedade ficou tão consumista? Tem tanta oportunidade para comprarmos um monte de coisa acessível e um monte de cobranças que a gente se impõe, dizendo, “eu tenho que ter essa coisa” e vai no automático.
Hoje temos que parar e pensar: epa! por que realmente eu estou comprando isso? Preciso realmente ter isso? Estou gastando o meu dinheiro nisso aqui que não faz o menor sentido para mim? Pois é, é isso que eu te convido a fazer, uma reflexão diante de todos os seus hábitos de consumo. O que de verdade faz sentido?
Suas compras precisam ser conscientes. Você pode comprar o que você gosta se você se planejar para isso, se você tiver dinheiro para isso. Não é pecado comprar coisas simplesmente por prazer ou porque você quer e tudo mais, mas desde que você aproveite aquilo. Não faz sentido, não é justo com você ou com o seu dinheiro ficar torrando sem trazer nada em troca.
Compras vazias, compras no automático, compras influenciadas por outras pessoas. Essa reflexão que eu quero que vocês façam. Viva o seu minimalismo e o seu minimalismo significa você entender o que é importante para você. O que tá aí dentro? O que que é importante para Paula, para Luciana, para João, para Viviane, para Lucas? Me fala, escreve aqui. Diz, “olha, eu refleti sobre isso, eu deixei de comprar tal coisa porque eu percebi que aquilo não era meu.” É isso que eu te convido a fazer aqui nesse hábito.
Faça seu dinheiro TRABALHAR pra você (enquanto você curte a vida!)
Vamos para o 05 hábito. Exatamente, se você aplicar os cinco hábitos, você vai resolver 90% dos seus problemas financeiros, com certeza aqui falamos sobre investir de forma consciente. Não existe um rico na face da Terra que não faça o seu dinheiro trabalhar para si mesmo.
Não tem como você querer colocar toda a sua energia para trabalhar e só trabalhar e depender do seu salário, tem que pegar parte desse salário e deixar ele trabalhando para você. Todo rico investe parte do que ganha, fazendo com que esse dinheiro faça mais dinheiro para ele.
E não tem como a gente encerrar isso daqui sem eu falar para vocês que precisam investir o seu dinheiro. Vocês precisam aprender sobre investimento, vocês precisam ter esse cuidado. Não é uma coisa assim, “ah, não sou boa em exatas”, “não é para mim, eu sou professora de português, eu sou músico.” Não importa qual é a sua carreira, qual é a sua habilidade, saber investir é parte fundamental da nossa vida de adulto.
É pagar contas, temos que saber lidar com o nosso dinheiro, temos que saber colocar nosso dinheiro para trabalhar para nós mesmo. Tenho que relatar esta experiência. Fazia pouco tempo que eu estava investindo e em um belo dia de sábado, eu sai para dar uma corridinha em um parque botânico perto de onde moro.
Tudo muito lindo, muito organizado, o dia estava lindo, era um entardecer, a temperatura estava ótima. Fiz um aquecimento, coloquei meus fones de ouvido e comecei a correr e durante a corrida, recebi algumas notificações no celular, mais não parei para olhar, porque eu não queria perder o ritmo do meu passe na corrida.
Mais quando parei, fui olhar o que era, adivinhem… era o meu dinheiro trabalhando para mim. Em pleno final de semana, eu curtindo um final de tarde ótimo e meu celular recebendo notificações que eu estava recebendo dividendos de Fundos Imobiliários.
Uma corrida que durou aproximadamente 45 minutos eu recebi R$ 82,36. Isso foi muito marcante para mim, porque eu vi o meu sonho funcionando pela primeira vez e quando eu menos esperava. Na verdade, nem passava pela minha cabeça que iria receber ali, num sábado. Eu achava que era só na semana.
Voltando de onde parei, não se engana aí dizendo que você não é bom em exatas e por isso não vai dar certo. Não precisa de dinheiro, finanças, investimento, é muito mais comportamento. Claro que você precisa aprender as técnicas de investimento, entender sobre os investimentos, mas depois que você ver funcionando pelo menos o básico e já começar a fazer sua reserva financeira, começar a fazer aplicações em renda fixa, que é mais conservador, dependendo claro do seu perfil, mas comece.
Quando você se envolve, você já tá ali no universo, começa a pesquisar e você vai aprendendo conforme o tempo vai passando. Não precisa ser da noite para o dia, mas se você dedicar aí um pouquinho por semana, 2 horas por semana para entender sobre esse assunto, já vai fazer muita diferença.
E lidando sempre a longo prazo, não só com os seus investimentos, mas tudo aquilo que você investe para aprender, sua carreira, o seu conhecimento, seus investimentos, tudo precisa ser com paciência, para não nos perdermos pelo caminho. Deixe de ter pressa e comece a ter consistência.
Espero que este artigo tenha te ajudado. Se você gostou, não vai embora sem deixar um comentário e compartilha este conteúdo com seus amigos e amigas para mais gente ter uma vida rica. Um abraço e até o próximo artigo