As lições mais valiosas sobre o dinheiro

O que ninguém te conta sobre o dinheiro

            Oi pessoal, tudo bom com vocês? Bem-vindo ao meu blogue. No artigo de hoje veremos um pouco sobre as lições mais poderosas sobre dinheiro que surpreendem bastante a curto, médio e longo prazo, mostrando que o sucesso financeiro depende da responsabilidade individual, conhecimento, autoconhecimento e investimento em si mesmo.

As lições mais poderosas sobre o dinheiro podem te surpreender e isso não tem nada a ver com a estratégia de investimento perfeita, o melhor aplicativo financeiro e nada do que você possa encontrar  genericamente pela Internet, bem ao contrário, os conselhos que funcionam não são os práticos.

Eu tenho alguma experiência para passar aqui para vocês, coisas que vão fazer a diferença no seu dia. Te convido a acompanhar este conteúdo e não esquece de comentar e compartilhar com aquela pessoa que você acha que pode ajudar.

 

Seu saldo final começa com escolhas diárias

Vamos para nossas lições, porque aqui a gente não gosta de enrolação.

              Lição 01: você é dono, dona do seu futuro financeiro. Ninguém mais. Não adianta terceirizar a responsabilidade, culpar alguém ou alguma situação, por você não ter conseguido chegar aonde você queria ainda ou ter as dificuldades.

              Estou aqui para te ajudar, mas a questão é: como você vai chegar lá na sua idade de aposentadoria, olhar o saldo na sua conta, olhar o seu patrimônio como um todo e ver um numerozinho pequenininho ou então um número negativo? Sinto muito! Mais a culpa, a responsabilidade é toda sua.

             Isso é resultado da história que você escreveu sobre a sua vida financeira. E a mesma coisa se você chegar lá e tiver um patrimônio gigantesco. A responsabilidade também é sua. Hoje você tem o poder nas suas mãos de escrever a história que você quer ter na sua aposentadoria.

               O que você quer ter quando chegar lá? Uma história de alguém que foi disciplinado, alguém que fez o que precisava fazer, abriu mão de muitos momentos prazerosos, mas sabia que estava investindo e fazia sentido, ou vai ser de alguém que foi deixando a vida levar, que não tinha comprometimento, que não tinha compromisso consigo mesmo? Como eu disse antes, a responsabilidade é toda sua. Você que escolhe. Se estivesse começando hoje? O que você acha?

 

O problema não é o quanto você ganha

                Lição 02: o sucesso financeiro é uma fórmula e não é um mistério. Eu falo que em cada um de nós tem a nossa complexidade de um indivíduo. Mas as técnicas, as práticas financeiras, elas são muito simples, não tem mistério.

                E aí temos que unir as duas coisas: descobrir a educação financeira, como é que funciona, como é que lida com as técniquinhas. Eu vou compartilhar algumas para você lidar melhor com as suas crenças, com os seus traumas, porque isso dá um gatilho gigantesco e aí você consegue o sucesso financeiro.

                É o seguinte, tem algumas regrinhas aqui que vão te ajudar nisso. Ganhe o máximo que você puder com o seu trabalho. Então assim, risque o máximo que der aí, aumente o seu salário, que a sua principal riqueza vem do seu trabalho.

                Gaste apenas uma parte do que você ganha, mesmo que agora esteja empatado, isso não é um problema, esse é o ponto de partida. Mas a partir do momento em que você recebe um aumento, você não aumenta o seu custo de vida proporcional.

                Deixe uma brechinha e essa brechinha use para comprar ativos, para te ajudar a fazer mais dinheiro, invista para você ir gerando renda passiva. Fique longe das dívidas, principalmente as mais caras. Cartão de crédito, não pague o mínimo, não deixe de pagar a fatura do cartão de crédito e não se descontrole com o cartão de crédito.

               Também evite de usar o limite da conta corrente. Se você precisa sair do sufoco, faça um planejamento, se livre de algumas coisas que talvez você não vai precisar mais usar, veja vídeos e leia tutorias na Internet que te instruam a gerar renda extra, busque alternativas que te ajude a sair desse sufoco mesmo, mas de forma organizada.

 

Faça o simples por muito tempo

                Lição 03: não complique demais os investimentos. A gente sabe que não é fácil, mas pode ser muito mais simples. A gente pode ver por aí muita complicação em relação a isso, porque muita gente que está complicando, eles estão vendendo uma solução em cima daquilo.

                Então é um produto deles, não é tão complexo quando você passa a se dedicar algumas horas por dia, ou até menos, para poder amadurecer, conhecer aos poucos, todo um leque de novas oportunidades. A questão é que nossa estratégia de investimento não tem que mudar a cada acontecimento do mundo, que é o que nos vendem.

                Eu tenho que investir agora, porque subiu a taxa Selic, aí tenho que mudar tudo. Ai, não sei o quê, guerra não sei aonde, tem que mudar tudo de novo. Que loucura! Não é assim que rola. O segredo do sucesso está em você criar uma estratégia para seus investimentos de uma forma muito simples.

               E depois é fazer isso repetidas vezes por um longo tempo e depois faça mais e mais, e depois mais um pouquinho. Quando você perceber, isso estará fazendo total diferença na sua vida. Não existe pessoas que sabem um segredo que você ainda não sabe, ou que alguma pessoa acerta da noite pro dia e só você não.

               É consistência e longo prazo. É que muita gente não está disposta a pagar esse preço de ficar ao longo dos anos fazendo o que precisa ser feito. Por isso muita gente não está milionária. Mas você pode conseguir resultados muito mais significativos nas suas finanças se você fizer o feijão com arroz por um longo tempo.

             Tenha certeza de que não existem fórmulas mirabolantes por aí e que você não tem que ficar mudando a sua vida financeira a cada notícia que sai.

 

Chorar pelo erro não paga boleto

                  Lição 04: aprenda com os erros e siga em frente. Perder dinheiro dói. Dói mesmo, eu sei como é. Mas qualquer erro na vida é doloroso. Não gostamos de errar e simplesmente não gostamos de perder dinheiro. A gente erra nos relacionamentos, erra no trabalho, erra com o dinheiro, mas a diferença está em você seguir em frente e não ficar tão emocionalmente ligado nos erros, com peso e se prendendo nisso.

                 Você vai ter conhecimento, que é importante, vai dando passos assim, tentando aos poucos, minimizando os riscos também e também controlando um pouco as perdas para que não sejam gigantescas. Então todo mundo erra e acerta.

                  Se você fizer a estratégia com consciência, você vai errar, vai errar pequeno para corrigir rápido e vida que segue. A gente faz disso dos erros na vida, com dinheiro é a mesma coisa. Se você ficar jogando muita emoção, muita pressão em cima das suas decisões financeiras, as coisas não vão dar, isso é muito pesado.

 

Há muitos caminhos para enriquecer

                 Lição 05: há mais de uma maneira de você enriquecer. A gente conhece muito aí as histórias de empreendedorismo, mais investimentos, que é um caminho realmente bem promissor para enriquecer.

                Mas se você entrar aí, por exemplo, numa empresa que está crescendo, se você for aquele profissional exemplar, aquele profissional que todos procuram quando tem uma dificuldade, que você tem valor lá dentro da empresa, você vai ser muito útil, muito valorizada no mercado, vai ganhar uma boa grana e fazendo aquilo que eu comentei para vocês nas lições anteriores também,

                As decisões financeiras que você vai fazer, você pode construir um patrimônio significativo e usufruir da tranquilidade financeira de tudo isso que você construiu. Então, segue em frente.

 

Identifique o que funciona para você

               Lição 06: trabalhe com algo que você se identifica. Você precisa conhecer bem as suas habilidades. Porque durante a nossa vida ativa, passamos muito tempo num lugar em que a gente se esforça demais para conseguir um resultado medíocre e que não vai nos ajudar muito a conseguir sucesso financeiro e profissional.

                Agora se direcionarmos essa habilidade, esse potencial, essa dedicação nas coisas que já temos um pouco mais de habilidade, isso irá fazer toda a diferença. Você vai acelerar, você vai pensar com mais precisão. E eu sei que não é fácil a gente ir descobrindo no que somos bons, mas você passa a ter um olho crítico em relação a isso.

                 Comece a se observar, relacione-se mais com as pessoas, porque você vai receber feedback, você vai aprender mais sobre você e descobrir onde você consegue ser mais útil, onde você se sente mais confortável e confiante. Vai fazer diferença e isso vai te ajudar nos seus resultados.

 

Seu bloqueio financeiro pode ser emocional

                 Lição 07: o dinheiro é mais do que um jogo de números. Eu já falei aqui e vou dar uma reforçada. Tem a parte emocional e sentimental, que é única de cada um, quando se relaciona com o dinheiro.

                Portanto, quando sabemos as regras financeiras, é ótimo, mas tem a nossa intuição que vem com toda essa carga de emoção. Antes de mais nada, procure uma jornada de autoconhecimento, meditação, terapias, ao que te permita relaxar mais.

                 Você conhecendo as suas facilidades, as suas dificuldades, conseguindo trabalhar com isso, sabendo as regras do dinheiro, potencializando isso, te ajuda para caramba. Porque trazemos as nossas crenças, trazemos as nossas bagagens para a relação com o dinheiro e muitas vezes fica pesado e ficamos emperrados. Então se conhecer e trabalhar essas crenças que temos sobre o dinheiro vai fazer toda a diferença.

 

Conhecimento rende mais que investimento financeiro

               Lição 08: o melhor investimento de 10 anos é em você mesmo. Nada vai substituir o conhecimento que você adquire. Uma coisa que eu admiro para caramba em qualquer ser humano é a inteligência, a capacidade de alguém se dedicar, estudar e ficar cada vez melhor, se aprofundado naquilo.

               Dominando o conhecimento, falando com segurança, domínio, referências daquilo que gosta, daquilo que se dedica a estudar. Nada vai substituir você, invista em você mesmo. É muito melhor do que você começar agora com R$ 50 no Tesouro Direto e colocar R$ 50 em você mesmo, para daqui 10 anos, ao invés de você colocar seus R$ 50, você colocar 500, 1000, porque você potencializou.

                 Esse é o tesouro real, o seu conhecimento, ninguém tira. E você sabendo resolver algum problema com esse conhecimento, você vende isso no mercado e você ganha mais dinheiro com conhecimento. Então isso vale ouro. Invista em você mesmo, não tenha dó. Invista em cursos, livros, desde que você aproveite. Não é só falar, tem que estudar, senão não adianta.

 

Ignorar conhecimento é atrasar seu sucesso

               Lição 09: o conhecimento financeiro acelera muitas coisas. Então muitas vezes o que você tem aí já é possível você fazer grandes diferenças na sua vida financeira com o seu conhecimento, com o seu trabalho, com o seu dinheiro, desde que você saiba como tomar as melhores decisões financeiras, a lidar com as suas emoções, autoconhecimento, saber como é que funciona as regras do jogo aqui com o dinheiro.

              Então mergulha nos conteúdos daqui que vai te ajudar para caramba. Saber o que fazer com o seu dinheiro, tomar as decisões certas de uma forma simples, que é o que a gente ama aqui, vai fazer toda a diferença na sua vida. Aproveita, compartilha esse artigo aqui com alguém que você quer conversar sobre dinheiro.

               O ambiente faz toda a diferença, nos ajuda demais nos resultados. Então chama aí um amigo, uma amiga, um irmão, a tia, o tio, quem você possa conversar abertamente sobre isso, vai fazer grande diferença. A gente se encontra no próximo artigo. Um abraço, tchau.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima